Panorama da doença de Hansen em Portugal
Tenho a consciência de que não estamos isolados do resto do mundo, pelo que qualquer doença que exista, deverá ser combatida em todos os países e o facto de ela não afectar os que nos são próximos não é motivo para fiquemos descansados, de braços cruzados.
Por mero acaso tive acesso a uma revista de uma Associação que se diz ter por missão apoiar os leprosos em Portugal e no Mundo. A visualização dos artigos publicados e que apontam para problemas graves em alguns países e para onde a referida Associação diz encaminhar dinheiro obtido nas campanhas de angariação de fundos, suscitaram-me as seguintes perguntas:
- Quantos são os afectados pela lepra em Portugal? Quais as suas principais dificuldades? Que apoios lhes são prestados?
- Ainda existem leprosarias a funcionar? Quantas? Têm Carências? Quais?
- A Lepra em Portugal está controlada? Haverá necessidade de nos mantermos alerta para um possível surto da doença? Como?
Atendendo a que na Internet os números disponíveis e que apontam para um total de cerca de um milhar e meio de leprosos, estão em artigos desactualizados e têm por fonte a mesma Associação que publica a citada revista, encaminhei um e-mail para um dos seus núcleos, solicitando informação sobre o Panorama da Lepra em Portugal, pois pareceu-me ser esta a instituição que melhor poderia estar por dentro da monitorização da doença, até porque possui vários núcleos espalhados pelo país, mas não obtive qualquer resposta. Todavia uma outra entidade a quem eu solicitei a mesma informação, fez o favor de enviar a seguinte resposta:
(...)
De acordo com o e-mail de V. Excia., informo que neste momento (já alguns anos), não há dados sobre a Lepra, pois não há casos que justifiquem, até a Direcção Geral da Saúde para a Lepra foi extinta.
(...)
|
Esta informação em conjunto com a ausência de resposta da Associação, que parece ter o monopólio da Lepra em Portugal, suscitaram-me um turbilhão de pensamentos, contudo, não quero acreditar que os números divulgados referentes ao número de afectados possam estar inflacionados com o propósito de alarmar a população no sentido de fazerem com que esta seja mais benemérita nas campanhas de angariação de fundos.
De AClara a 24 de Julho de 2007 às 01:05
Como é possivel?!
que pais e que mundo sao estes em que vivemos???
De AClara a 24 de Julho de 2007 às 01:05
Como é possivel?!
que pais e que mundo sao estes em que vivemos???
De Anónimo a 27 de Setembro de 2007 às 11:26
"Os casos de lepra duplicaram no ano passado em Portugal em relação a 2005, segundo dados oficiais da Direcção-Geral de Saúde que confirmam uma tendência de aumento explicada pela imigração de pessoas oriundas de países onde a doença é endémica.
De acordo com as estatísticas das doenças de declaração obrigatória, divulgadas hoje pela Direcção-Geral de Saúde, em 2006 houve 16 casos de lepra em Portugal, quando em 2005 se tinham detectado sete.
Só no ano de 2006 foram diagnosticados tantos casos de lepra como os ocorridos entre 2002 e 2005." fonte Lusa de 24/07/2007
Para a próxima procure informar-se melhor........
De
raio a 27 de Setembro de 2007 às 12:52
Amigo Anonimo!
Para me informar melhor enviei e-mails para entidades interessadas na matéria inclusivamente para uma associação que faz peditórios por tudo quanto é lado que tem quase mais departamentos espalhados pelo país que o numero de leprosos em Portugal - a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF e a resposta foi nula!!! todavia encontrei informação dessa Associação que apontavam para valores 1000% acima dos que apontas...
Saudações
Raio de Trovoada Seca
De Anónimo a 27 de Setembro de 2007 às 16:09
Em 2006 houve 16 NOVOS CASOS em Portugal!!
Talvez se somar com os dos anos anteriores venha a obter valores muito superiores e surpreendentes!
Qual o pais que gostaria de apresentar uma txa elevada de leprosos? Principalmente se esse país não for de 3ºmundo?
Sabia que para a sua cura deve levar-se pelo menos 1 ano?
Sabia que há quem tenha de tomar medicação toda a vida? Estes estarão contabilizados?
Sabia que India e Brasil estão no topo, seguindo de muitos outros paises?
De Anónimo a 27 de Setembro de 2007 às 16:20
Um conselho:
Os núcleos, seja de que instituição for, nem sempre são a melhor opção.
Quando tiver dúvidas procure as sedes.
Se ainda tiver os contactos dessas associações seria boa ideia contactar-lhes e tirar as suas dúvidas.
De
raio a 27 de Setembro de 2007 às 17:31
Amigo anonimo,
... Eu tenho a area destinada a comentários aberta precisamente para que caso em algum dos artigos sejam cometidos erros ... haja a possibilidade de quem o lê me possa rectificar ... faço notar que durante a elaboração do artigo enviei e-mail's inclusive para a DGS e para uma leprosaria ... a resposta foi nula ... a unica que me foi dada foi a que transcrevi e foi de uma associação que me sugeriu a apresentação de um artigo sobre outra matéria pois como se pode ler ... referiram-me que os numeros de leprosos em Portugal não é significativo ...
Entretanto já que parece estar bem dentro do assunto se me quiser enviar um texto sobre o assunto só tem que me enviar para o e-mail que tenho na faixa lateral do blog!...
Saudações
Raio
do Blogue Trovoada Seca
De
raio a 28 de Setembro de 2007 às 12:07
... agora repara na data de publicação do meu artigo e na data de publicação do artigo da lusa! como poderia eu ter conhecimento de uma noticia que por acaso e curiosamente saiu no dia seguinte ao da publicação do meu artigo?...
Saudações,
Raio de Trovoada Seca
Comentar post