Terça-feira, 3 de Julho de 2007

Chás de Ervas ...

... e outras Mezinhas
 
Mal uma pessoa diz que está com uma indisposição, que está doente ou que se sente doente, o mais certo é ouvir alguém dizer que sabe de um chá ou de uma mezinha à base de plantas capaz de resolver o problema.
 
As grandes superfícies comerciais já não dispensam uma secção de chás. Esse saber milenar, transmitido de pais para filhos, chegam mesmo a ser temas de artigos na comunicação social onde os seus efeitos benéficos são sublinhados ao pormenor com apresentação, inclusivamene de provas cientificamente elaboradas.
 
Num pequeno livro editado em 1989 pelas Selecções do Reader’s Digest com o título “Segredos Culinários das Ervas Aromáticas” com texto de Kenneth A. Beckett e Tom Stobart e ilustrações de Elsie Wrigley pode ler-se na sua nota introdutória:
 
 
(...)
Há testemunho de que as ervas já eram utilizadas na Grécia Antiga, onde eram conhecidas pelas propriedades aromáticas e constituíam a base do tratamento de numerosas doenças. Hipócrates, célebre médico grego, descreveu algumas centenas de medicamentos à base dessas plantas, cuja utilização se manteve ao longo de muitos séculos. (...)
(...)
As propriedades medicinais das ervas eram, porém, as mais enaltecidas. Em 1597, Jonh Gerard, herbanário e boticário, publicou um volumosos tratado, que pesava 5 Kg e continha 1000 páginas, com a descrição ilustrada em xilogravura de cerca de 3000 plantas. As mezinhas à base de ervas continuaram a ser objecto de estudo dos físico até ao século XVIII, e ainda hoje, para a preparação de grande parte das drogas, recorre-se às fontes da Natureza. A morfina é obtida da papoila; a digitalina, estimulante cardíaco, da dedaleira; a colquina, usada no tratamento de certas formas de reumatismo, é obtida do cólquico (Colchicum).
(...)
 
 
 
Não quero que a publicação deste artigo seja visto como um atestado de incompetência à medicina dita convencional e uma promoção das medicinas ditas alternativas, até porque creio que para o bem do doente, os profissionais de uma e outra deveriam conhecer as qualidades e defeitos de ambas.
 
Recorrendo à Internet na busca de artigos que focassem a temática da medicina tradicional, encontrei muitos sites onde soluções verdadeiramente milagreiras são apontadas.
 
Um dos sites que apresenta informação sobre o tema é o “Folclore de Portugal” - Portal do Folclore Português, que possui no espaço dedicado à Medicina Popular em http://www.folclore-online.com/medicina/menu.html aí pode ler-se no artigo “Doenças e Ervas Medicinais” disponível em http://www.folclore-online.com/medicina/doencas_ervas/doen_ervas.html e do qual transcrevo um extracto.
 
 
Doenças e ervas medicinais
 
"Todas as plantas têm princípios activos, capazes de interferir a nível biológico se ingeridos pelo organismo humano. Destiladas, a maioria das plantas produz essências, álcool e gases combustíveis. Associadas a estas substâncias estão outras que, pela sua concentração, dão propriedades específicas às plantas, como é, por exemplo, o caso das papoilas que produzem o ópio.
 
Existem vários trabalhos dedicados à flora transmontana; como exemplo, em 1984, Berta Nunes, Ana Paula Oliveira e Margarida Cunha Ferreira publicaram um opúsculo intitulado Plantas Medicinais de Barroso, que está longe de abarcar a totalidade da flora medicinal. Trata-se de um começo, mas sabemos que de muitas plantas nem se suspeita sequer o poder medicinal, porque não foram testadas nem pelo povo nem pela ciência, que se esqueceu, por exemplo, que as poutegas são boas para acudir à fome de Maio.
 
Não é nosso propósito reproduzir aqui tal trabalho. Relataremos, isso sim, algumas das moléstias identificadas pela medicina popular e indicaremos o prognóstico e tratamento.
 
Anemia (identifica-se por uma espécie de fraqueza física) - aliviam-na os bolos de milho untados com azeite. Também um litro de vinho com gemas de ovo e açúcar.
 
(...)
Asma (identifica-se por uma tosse intensa, rouca e frequente) - alivia-se fumando figueiras-de-inferno.
 
Bexigas (existem várias afecções da bexiga) - as melhores terapias que se conhecem é evitar as bebidas alcoólicas e beber abundantemente a água pura de Barroso. Também as ervas como a salsa, o morangueiro, as barbas de milho, a carqueja ou qualquer chá de folha de lenhosas parece acalmar os males da bexiga.
 
 
Bichas - esfregar as fontes da cabeça com alho, tomar diversos chás (absinto, hortelã, etc.) e fazer uma dieta apropriada à base de azeite e alimentos cozidos.
 
Bronquite (inflamação dos brônquios) - como para a asma, fumar figueiras-de-inferno ou então defumar-se com eucalipto ou loureiro. Alguns chás (como o de eucalipto) são aconselháveis.
 
Calvície - se se trata da queda do cabelo numa zona específica (peladas), ferver folhas de nogueira e lavar a cabeça com a água. Também se diz que o tabaco macerado pelo menos oito dias tem um resultado idêntico.
 
(...)
Catarro (tosse e dores nas vias respiratórias) - ferver vinho com açúcar ou com mel e bebê-lo. Sopa de frango e legumes onde se cozeu muita cebola.
 
Constipação e rouquidão - sopa de frango e muita cebola. Vinho quente com açúcar ou mel.
 
Coqueluche - xarope de folhas de figueira-de-inferno, de flor-de-sargaço, pinhas-bravas ou agriões.
 
Diabetes (insuficiência de insulina) - dar açúcar aquando das crises. Tomar onze dias chá feito de dois ramos de alecrim, raiz de salsa, cominhos, raiz de madessilva, cinco pontas de pinheiro e cinco folhas de salva fervido cinco minutos em meio litro de água e adoçado com uma colher de açúcar.
 
Diarreia - comer farelo. A aguardente com açúcar também é utilizada, assim como o trigo seco, o centeio, chá de marmeleiro e a água de pevides da cabaça.
 
Dores de dentes - para a dor de dentes o melhor remédio é o óleo de cravo-da-índia (ou o cravo esmagado). O álcool (aguardente) e o fumo de cigarro também são recomendados. Contudo, o remédio mais eficaz é lavar a raiz do dente que dói na pia da água benta da igreja.
 
(...)
Febre - banhos de água fria. Esfregar o doente com urtigas.
 
(...)
Fígado - evitar as bebidas alcoólicas e beber apenas água pura de Barroso, O chá de marroios e da erva de S. Silvestre também é aconselhável.
 
(...)
Gota — a gota manifesta-se geralmente pelo inchar dos pés e uma dor aguda impedindo a marcha. Também podem existir dores nas outras articulações. Cura-se com uma dieta sem gorduras e sem bebidas alcoólicas. Por outro lado, pôr a zona atingida (geralmente os pés) em água salgada ou ferver folhas de nogueira e meter os pés nessa água à temperatura mais elevada que se puder aguentar. Dormir com os pés mais altos que o corpo.
 
(...)
Gripe — sopa de frango com muita cebola. Tomar também uma bebida alcoólica quente com açúcar ou mel. O mel, o alecrim, o vinho e a banha de porco fervidos também parecem ser um bom remédio.
 
(...)
Infecções — esfregar com uma bebida alcoólica. A raiz de urtiga, as folhas de nogueira, as malvas e a erva-de-sete-sangrias também atalham as infecções.
 
(...)
Intestinos — água pura de Barroso, aguardente, nozes e pão. O farelo e a farinha parecem ser eficazes na regulação dos intestinos, assim como os legumes. Os chás de arruda, salva, caroço de marmelo ou artemísia também são indicados.
 
(...)
Órgãos genitais femininos — trata-se sobretudo dos corrimentos, que param lavando com água de malvas.
 
Pedras nos rins — água pura de Barroso. Banhos de cozimento de chapotos de flor branca.
 
Peito apertado (dores fortes aquando da inspiração) — chá de duas folhas de eucalipto, hortelã-pimenta, raiz de alho, casca de cedro, raiz de carqueja e grão de erva-doce. Ferver cinco minutos em meio litro de água, adoçar com duas colheres de açúcar e tomar sete dias.
 
(...)
Rins — água pura de Barroso. Chá de erva de S. Roberto.
 
(...)
Sarna (é devida a um ácaro que cava galerias na pele para aí depositar os ovos; manifesta-se por erupções e coceira) — esfrega-se a pele abundantemente com uma bebida alcoólica. A água onde se ferveu flor de carqueja também resulta, assim como banha de cobra.
 
Tensão (alta e baixa) — substâncias contidas no pão de centeio regulam a tensão. O chá de oliveira parece também ser um regulador natural.
 
(...)
Tosse — chá de folhas de castanheiro ou de laranjeira. Também se costumam defumar as pessoas com estas duas plantas. Um remédio eficaz é ameaçar alguém de se lhe tirar a tosse (Gralhas).
 
(...)
Tuberculose (identifica-se por uma tosse rouca e fraqueza geral) - cura-se à base de murta, mel, açúcar e ovos. O que é preciso é fabricar uma bebida bem quente que alimente o como e ao mesmo tempo arrebente com os micróbios."
 
 
(Fonte: Medicina Popular - Ensaio de Antropologia Médica, de António Fontes e João Gomes Sanches, Âncora Editora, Colecção "Raízes", Março de 1999 - p.62 a 64) 
 
 
 
No mesmo site podemos aceder ao artigo “A “Saúde” das Ervas” publicado em http://folclore-online.com/medicina/saude_ervas.html
 
 
  
A "saúde" das ervas
 
"Durante milhares de anos, o homem guiado pelo mesmo instinto que hoje leva outros animais a se purgarem com certas ervas escolhidas, ele seleccionava na natureza os vegetais para a cura dos seus males. E, ao organizar-se em comunidades começa a transmitir às gerações futuros o “fruto do saber” — os celtas, nossos remotos antepassados, conheciam perfeitamente as propriedades das Fontes termais e são imitados pelos legionários romanos; os chineses e os egípcios ensinaram as propriedades do ópio, da romã, do ruibarbo; os gregos e os romanos definiram a utilização das sementes de rícino, da beladona ou da misteriosa mandrágora; os gauleses trouxeram o conhecimento do visco-branco da verbena, da centaurea, da milfurada, do meimendro e da salva.
 
Entre fitoterapeutas, clérigos e alquimistas foi-se então desenvolvendo o estudo das plantas medicinais e, passados assim os séculos chegamos agora ao que se convencionou chamar a época moderna — com o fim do reino dos “remédios naturais”.
 
Contudo, novas correntes científicas e de forma de vida, uma espécie de regresso às origens e à natureza, configura-se entre a actual classe médica, botânica, farmacêutica ou ambientalista que prima pela valorização do melhor de cada sistema medicinal, tendo em atenção os perigos de qualquer um dos métodos. Que assim seja. "
 
 
 
 com o Artigo com o Título “Síntese de Usos Medicinais” ...
 
   
 
Síntese de usos medicinais
 
Alecrim - Auxiliar da memória; para estados depressivos; estimula a circulação sanguínea; ajuda a fazer a digestão das gorduras (folhas); problemas de fígado.
 
Agrião - Para a tosse e bronquite; contra as anemias por carência de ferro.
 
Arando (ou uva-do-monte) - Para o colesterol e triglicéridos.
 
Alfazema - Alivia as dores de cabeça e acalma os nervos (flor); anti-séptico contra o acne (flor); tranquilizante.
 
Arruda - Lavagem do estômago; fortalecimento da visão; para lavar os olhos cansados (folha); antídoto contra certas mordidelas de cobras.
 
Borragem - Em dietas sem sal (folha); para o catarro e gripes; tranquilizante; depurativa e refrescante.  
 
Erva-cidreira - Alivia o catarro provocado pela bronquite crónica; as constipações febris e as dores de cabeça (folha).
 
Erva de São Roberto - Para doenças do estômago.
 
Carqueja - Facilita a digestão e estimula a secreção da bílis; acção antibiótica; infecção da bexiga; pedra nos rins; para a arteriosclerose: hipertensão arterial; sinusite, bronquite, anginas e tosse.
 
Funcho - Estimulante do apetite; auxiliar da digestão; desinflamar as pálpebras e melhorar a visão; suavizar o hálito (sementes).
Nota: não usar em doses excessivas
 
Hipericão - Para atenuar os sintomas da menopausa; queimaduras menores do sol (óleo); para libertar a tensão.
 
Hortelãs - Prevenções de constipações e gripes; inflamações da garganta; tranquilizante; ajuda a digestão; para as lombrigas
 
Louro - Para enjoos e irritações nervosas, para abortar; para bronquites; ajuda a fazer a digestão e estimula o apetite (folha).
Nota: todos os loureiros, excepto o loureiro­vulgar, são venenosos
 
Malva - Actua como laxante não agressivo; combate muitos problemas inflamatórios; usada para emagrecimentos.
 
Morangueiro-bravo - Para os nervos e contra a diarreia (folha) .
Em decocção, é um adstringente suave (fruto).
Nota:podem provocar reacções alérgicas
 
Néveda - "dor de barriga das mulheres”; dores “tortas” após o parto; dores do reumatismo.
 
Oregãos - Combatem a tosse, as dores de cabeça nervosas e a irritabilidade (extremidade florida).
 
Pilriteiro - Estimula a circulação.
 
Poejo - Eliminar vermes intestinais; facilita a digestão; tranquilizante para distúrbios menstruais.
Nota: é tóxica quando usada em grande quantidade.
 
Sabugueiro - Prevenção de gripes (flores); frieiras, mãos e pés frios (pomada de folhas de sabugueiro); desconforto das ressacas (flores).
 
Salva - Ajuda a digestão, a combater a diarreia (folha); gargarejos para as anginas.
Nota:não deve ser tomado em grandes doses por períodos muito longos
 
Salsa - Prevenção de perturbações renais; dores de torceduras; mau hálito; picadas de insectos.
 
Segurelha - Auxiliar da digestão.
 
Tanchagem - Para tratamento de furúnculos; problemas respiratórios (tosse, bronquite e catarros)
 
Tomilhos - Tónico digestivo; combate os incómodos das “ressacas”; constipações ou gargantas inflamadas (folha); ferimentos ligeiros; queda de cabelo.
 
Urtiga - Sangramento do nariz; purificação do organismo; anti-raquítica e anti-anémica.
 
Zimbro - Para tratamentos de eczemas, dermatoses, psoríase e outras doenças da pele; parasiticida externo (óleo de caule).
 
 
(Fonte: Etnobotânica - Plantas Bravias, Comestíveis, Condimentares e Medicinais, de José Alves Ribeiro, António Manuel Monteiro e Maria de Lurdes Fonseca da Silva, João Azevedo Editor, 2000)  
 
 
 
 ... e com o artigo com o título “Índice Terapêutico” disponível em http://folclore-online.com/medicina/saude_ervas3.html
 
 
Índice terapêutico
 
Aftas: malva, saálvia
Aleitamento: hortelã
Amigdalite: malva, sálvia, tanchagem
Anemias: agrião
Apetite: alecrim
Arteriosclerose: carqueja
Asma: agrião, carqueja, sálvia, alfazema
Azia: carqueja
Bronquite: agrião, alecrim, tanchagem
Cálculos biliares: hortelã
Cálculos renais: carqueja
Calmante: erva-cidreira, hortelã
Ciática: arruda
Cicatrizante: alecrim
Circulação: alecrim
Cólicas menstruais: alecrim, arruda, poejo, sálvia
Depressão: alecrim, alfazema
Depurativo: carqueja, tanchagem
Diabetes: agrião, alecrim, carqueja, malva
Diarreia: sálvia, carqueja
Digestivo: agrião, alecrim, alfazema, arruda, carqueja, erva-cidreira, hortelã, poejo
Diurético: malva
Emagrecimento: malva
Enxaqueca: alfazema, arruda, hortelã, erva-cidreira
Expectorante: agrião, malva, sálvia
Faringite: sálvia, arruda
Feridas: sálvia, arruda
Fígado: carqueja, erva-cidreira, malva
Flatulência: hortelã, poejo, sálvia, alfazema, arruda, erva-cidreira
Furúnculo: malva, tanchagem
Frieiras: sabugueiro
Garganta: malva, sálvia
Gengivite: malva, sálvia
Gota: arruda, alfazema, carqueja
Hemorróidas: arruda, tanchagem
Hepatite: agrião, alecrim, carqueja
Icterícia: hortelã, poejo
Laxante: carqueja
Menstruação (ausência): agrião, alecrim, arruda, erva-cidreira, poejo, sálvia
Micoses: arruda
Náuseas: arruda
Obesidade: carqueja, malva
Piolhos: arruda, poejo
Pressão alta: alecrim, carqueja
Prisão de ventre: erva-cidreira, hortelã, malva, mancoliais, tanchagem
Queda de cabelo: alecrim, alfazema
Queimaduras: tanchagem
Regulador das menstruações: poejo
Reumatismo: alfazema, carqueja, poejo, sálvia
Sistema nervoso: erva-cidreira
Tosse: agrjões, alfazema, malva, oregãos, poejo, sálvia, tanchagem
Ulceras: alecrim, sálvia
Varizes: pilriteiro, tanchagem
Vias urinárias: carqueja
Vómitos: arruda, erva-cidreira, hortelã 
 
 
(Fonte: Etnobotânica - Plantas Bravias, Comestíveis, Condimentares e Medicinais, de José Alves Ribeiro, António Manuel Monteiro e Maria de Lurdes Fonseca da Silva, João Azevedo Editor, 2000)  
 
 
 
 
 
Folclore de Portugal
Portal do Folclore Português
 
 
 
 
Todas as soluções terapêuticas que se encontram descritas neste artigo, bem assim como todas as que se encontram disponíveis na web, por exemplo em http://www.opatrimonio.org/pne/patrimonio.htm, em http://www.3fitness.com/2nutricao/segredoschas.htm, em http://www.instituto-camoes.pt/clp/folhaemflor.htm e outras, deverão ser cruzadas com outras fontes por exemplo livros da especialidade e ervanárias.
 
 
 
 
 
 
 
publicado por raio às 08:14

link do post | comentar | favorito
|
17 comentários:
De Neusa Beatriz a 3 de Julho de 2007 às 10:10
Ás vezes um chazinho ajuda um pouco.
Jins
De linda a 7 de Janeiro de 2017 às 08:01
TESTEMUNHOS As orações são obrigatórias para cada ser humano na superfície da terra. Isaías 62: 6-7 o senhor deu um comando aos homens sobre como rezar mais duramente em todo o tempo. Eu pus o watchman sobre as paredes O Jerusalem que nunca manterão sua paz dia ou noite. Foi muito difícil para mim acreditar que Deus existe? Meu nome é LINDA BARNETT CARLTON Estéril há 45 anos, sem filhos e eu também estava tendo dificuldades em meu casamento.Estes são os testemunhos da minha vida.Eu estava procurando através da Internet, me deparei com Pastor .Enoch .A Adeboye [disse que você será feito Todo], Este artigo foi publicado por um de seu Pastor [PST.WILLIAMS OKODUDU EM] Eu entrei em contato via REDEEMEDCHRISTIANCHURCH81@GMAIL.COM Ele me disse que E.A .Adeboye é o fundador / General oversear da Igreja cristã redimida de Deus [RCCG] Enviei um email ao pastor WILLIAMS OKODUDU E.M Eu disse-lhe muito de meus problemas, disse que o DEUS é impressionante e disse-me que está indo por 3 [três] dias jejum seco para mim, dentro dos próximos 2 [dois] meses. Eu fui ao hospital ver um doutor, Ele confirmou que estou 3 [três] semanas grávidas e também Deus prendeu meu marido, a Deus seja a glória que ele nasceu de novo cristão. Hoje tenho dois filhos. Você pode entrar em contato com Pastor WILLIAMS OKODUDU @ REDEEMEDCHRISTIANCHURCH81@GMAIL.COM ASSESSORIA E ORAÇÕES Você está quebrado, querido ou confuso Você está passando por experiências difíceis e você precisa de conselhos e encorajamento? Você está tendo alguns assuntos espirituais que você precisa de clareza? Existem algumas questões sexuais e emocionais com as quais você está lutando? Milagres e cura Sobrenatural vire através de ganhar alma Deliverance's, Unção e solução Interrupção financeira DEUS É A ESPERANÇA E NOSSO SALVADOR - -------------------------------------------------PST WILLIAMS OKODUDU EM Quero agradecê-los especialmente em nome do senhor, do amor e da permissão amável para convidá-los a compartilhar meus maiores testemunhos ea dar honra a Deus onipotente
De lovenox a 3 de Julho de 2007 às 15:50
Foi com bastante atenção que explorei o seu post, em primeiro lugar porque trabalho com medicamentos, os ditos quimicos, e tambêm porque sou céptico relativamente aos poderes curativos das mezinhas, das ervas...no entanto, chamou-me a atenção um destes dias um documentário que penso andou no ar alguns dias sobre uma tribo algures em àfrica cujas curas eram feitas exactamente através de plantas naturais devidamente selecionadas, e não podemos esquecer que se discute neste momento o uso da cannabis para fins da medicina e farmácia, dai achar interessante que faça referência ao interesse que poderá existir na correcta avaliação das ervas verdadeiramente eficazes.
De flor_incognita a 3 de Julho de 2007 às 17:26
Mais um post muito interessante e que nos pode ser útil!
Continua assim...!
BEIJOS
De daplanicie a 4 de Julho de 2007 às 19:04
Eu sou das tais fãs de uma boa menzinha caseira. Só uso medicamentos mesmo quando tem que ser. Manias que me ficaram da minha avó.
De Anónimo a 27 de Agosto de 2007 às 18:01
seus informes e pesquisa estão de parabens, aproveiro ao ensejo, e em complemento que voce veja a ultima descoberta na cura da psoriase, peo plantas e gordura de cobras, nos sites:

WWW.TERAPEUTANATURALISTA.SITEONLINE.COM.BR
WWW.PSORIASE.SITEONLINE.COM.BR
De Anónimo a 27 de Agosto de 2007 às 18:14
descobri um banho com ervas, para curar a psoriase:

BANHO BARATO E EFICAZ.

COZINHAR UM PUNHADO DE: RUBI, MENTRUZ, CASCA DE CEDRO, ARUEIRA MANSA, CASCA DE GOIABA, CAPIM PÉ DE GALINHA, ROSA BRANCA DE FAZER CHÁ, PICÃO E CAROBINHA.

DUAS HORAS ANTES DO BANHO, PASSAR NA PELE A PARTE DE DENTRO DA CASCA DA BANANA.

APÓS O BANHO, NÃO ENCHUGAR, DEIXA SECAR NO CORPO.

TOMAR TRES VEZES AO DIA (NO MINIMO) UM CHÁ DE ERVAS DEPURATIVO DO SANGUE.

TOMAR A NOITE (TODAS AS NOITES) UM CHÁ DE SUCO DAS FOLHAS DO INHAME BRANCO E DO ROXO
extraido do site do terapeuta fitoterapico Brasileiro Victor Souza:

http://www.terapeutanaturalista.siteonline.com.br
De paulo silva a 2 de Novembro de 2010 às 00:07
boa noite,com este tratamento a psoriase desaparece de vez e em quanto tenpo?
De Anónimo a 16 de Setembro de 2007 às 13:07
Descoberta cientifica comprovada de que as doenças de pele, são em resumo, SANGUE IMPURO OU CONTAMINADO, e a forma de cura é com o uso de um DEPURATIVO DO SANGUE especial, feito com ervas e veneno de escorpião, descrita a seguir:

DEPURATIVO DO SANGUE ESPECIAL (GRASS EGYPT SCORPION)

O depurativo de sangue especial (grass Egypt scorpion), é importado, e trata-se de um "saquinho" com ervas em pó de aproximadamente 40 ou 50 gramas sendo que nele, contem ervas secas trituradas e esborrifadas com um vinagre (veneno) de um certo tipo de escorpião do Egíto, cuja espécie, se chama: vinegaroon gigante (Giganteus de Mastigoproctus) e informações sobre ele, você adquire em português no seguinte link: http://www.terapeutanaturalista.siteonline.com.br/interna.jsp?lnk=58040.

Cada unidade deste, (40 ou 50 gramas) você faz a média de 20 doses depurativas, porque ?, porque é um pó, e você usa duas colherinhas daquelas de adoçar café, para dissolver em um copo dágua normal, e toma-se, duas vezes ao dia, portanto, cada "saquinho", dá para 10 dias; e seu custo é em reais, $100,00 por unidade e a caixa fechada com 10 unidades, sai por $ 930,00, (novecentos e trinta reais) não estando incluso, a despesa de remessa por sedex.

O pedido deve ser antecipado, leva 10 dias para entrega (pedimos por importação).

Este produto medicinal natural (grass Egypt scorpion), é indicado, alem de psoriasis capilar, para todas as formas de câncer, herpes, rosacea, cistos, policisticos, e uma infinita lista de doenças derivadas de sangue intoxicado (adoecido).
HTTP://WWW.ATACADAO.SITEONLINE.COM.BR
De sara_mikas a 14 de Março de 2008 às 20:19
sera que existe alguma mesinha que me faça aborta com 1 semana e meia.???
De smp a 3 de Janeiro de 2009 às 19:30
Olá

Sabia que o gengibre tem qualidades medicinais para reduzir por completo o colesterol? chasepropriedades.blogspot.com

Cuide de si e bom ano!!!!
De dr jorge fidalgo a 15 de Junho de 2009 às 15:16

Jorge Fidalgo
21 dias
psoriase e uma doença de pele como nao a tem ajudem a dar conhecimento desta cura que ate hoje em todo o mundo nao ha nada para curar e se agora ha vamos todos ajudar !!podia calhar a um de nos---------------------------------------------------------ja esta disponivel a cura para PSORIASE que tanto se esperava apenas de 15 a 30 dias fica curado saiba mais....!! entre em contacto NAO SOFRA MAIS!!!!!!------------------------------------------------------------------------------------------------------------------foram 9 anos a lutar e investigar 919688888--244470715Jorge Fidalgo naturologista com habilitação para o exercício profissional como naturopata em medicinas não convencionais.
Portador da cédula profissional n.º 403.08. Em conformidade com os estatutos de CFFMNC, Registo nacional de Profissões.

Lei n.º 45/2003 - Lei do enquadramento base das terapêuticas não convencionais. D. R. N.º 102. Série 1 - A. de 22 de Agosto de 2003


Para mais informações de doenças da área cutânea e outras contacte-nos ou marque uma consulta através de:

capa_verde@hotmail.com

consulte a pág. www.capaverde.pt

2480-077 Juncal, Porto de Mós - Portugal

Consultório localizado em Chão Pardo, Porto de Mós - Leiria portugal

Brevemente Lisboa e zona norte.

De Portal do Folclore Português a 7 de Dezembro de 2009 às 14:05
Os links direccionados para o Portal do Folclore Português estão errados, por motivo de alteração da localização dos respectivos artigos.

Comentar post

@Autores

@pesquisar

 

@Taxa de Câmbio

CONVERSOR DE MOEDAS

instale no seu site [ gratuitamente ]

@Queres colaborar neste blogue?

@ Yes!... Quero colaborar neste blogue!!

@Selo do Blogue

@Cont@cto

A área de Comentários deste Blogue está aberta para permitir o direito de resposta às entidades visadas e para que todos possam dar a sua opinião sobre os temas abordados e artigos aqui publicados, todavia:
 
@ Se encontrou algum erro nos artigos publicados;
 
@ Se tem algum artigo que gostasse de ver publicado neste blogue;
 
@ Se tem ideias ou tópicos relativos a algum tema que aqui queira ver desenvolvido;
 
@ Se desejar deixar uma critica ou uma sugestão ou se simplesmente desejar entrar em contacto com o autor do Blogue Trovoada Seca;
 
Pode enviar a sua mensagem para o e-mail: trovoada.seca@gmail.com
 
(Todas as mensagens com publicidade duvidosa ou a noticiar que eu ganhei uma lotaria internacional serão imediatamente reportadas como SPAM)

@posts recentes

@ Formações de Reiki e Karu...

@ Sábado às 15:30h

@ O LIVRO...

@ Lançado o Livro "Partilha...

@ Cursos em dezembro...

@ Karuna...

@ Diagnóstico...

@ Actividades de Outubro [d...

@ ...

@ Cultura ...

@ Inês apela à solidariedad...

@ Maio de Norte a Sul...

@ Agenda de Maio em Resumo

@ ...em MAIO...

@ KARUNA, um desenvolviment...

@ Local Oficial do Projecto

@ Este mês: Reiki & Karuna

@ Actividades no FUNCHAL

@ O Reiki explicado em Víde...

@ Últimas actividades de Fe...

@ em Fevereiro

@ Curso de Iniciação ao Rei...

@ Afinal qual é a maior sem...

@ Resultados Eleitorais

@ Reiki uma História...

@ Novidades...

@ Actividades de Setembro

@ Sacanas Sem Lei

@ Reiki: Exemplo de uma ses...

@ Curso Nível III

@ WorkShop de Reiki

@ Actividades para Junho

@ "URGENTE - MENINO RAPTADO...

@ Actividades da Primeira Q...

@ Europeias

@ Para ti o que é mais impo...

@ A Grande Relação …

@ Encontro/Convívio Reikian...

@ Última Hora - Importante ...

@ Actividades de Maio

@ Vendo Carro – Óptimo Preç...

@ Curso de Iniciação ou Nív...

@ Beira Interior

@ O Verdadeiro Significado ...

@ Iniciação ou Nível I

@ Iniciação ou Nível I

@ Cursos de Iniciação em Fe...

@ Subsidiar o Arrendamento ...

@ PROCURA-SE [Adolescente D...

@ Reiki... no Baixo Alentej...

@Blogs

@ A
AFSP Notícias
Alma Roubada
Amizades e Flores
A Padeira de Aljubarrota
Arco-Íris da Vida
Arte e Magia no PSP
Asas Para Voar
As Minhas Imagens
As Palavras e o Mundo
A Sul
Astro-Reiki [Reiki & Astrologia]
A Ver Navios


@ B
Blogadinha dos Virtuais
Blog da Rosamar
Blog Oficial do Blogs Sapo
Blog da Rosamaria
Blog do Rums
Blog Oval

@ C
Cansei
Cantinho da Rosa
Carlinha Pink
Carne Azeda
Casa do Consultor
Cinda Moledo
Clouberry
Colcha de Retalhos
Columbófilia
Cópia Perfeita
Coração Solidário
Critica na Rede
Crónicas de Uma Mãe Atrapalhada
Cuidem de Nossos Animais

Curtas Metragens


@ D
DaPlanície
Dark Angel
Desculpe Qualquer Coisinha
Docas nas Asas do Desejo
Do Miradouro

@ E
Educação em Portugal | Metas e Medidas
Eimar Suely
Elástico da Cueca
Emolicious
Escavar em Ruínas
Estórias da Minha Terra
Estou Estupefacta
Estrela do Céu
Eu & Eu Neusa Beatriz
Extras by Kika

@ F
Fascínio, Arte e Beleza nos Automóveis e na Mulher
Ferreirinha
Florbytes
Fora de Jogo
Fotografia de João Palmela

@ G
Genny
Geração Rasca
Gifs da Kaká

@ H
How you Doing?

@ I
Ideologia e Biologia
Insomnia

@ J
Jesus Minha Rocha
@ K
Kruzes Kanhoto

@ L
Loirinha
Lol Tuga
Lua Blog
Lugar ao Som
Luz do Desejo

@ M
MAPUFT
Maripossa
Memórias Secretas
Mitos, Modas, Clichés
Moranguitoooos
Mundo Animal
Mundo Animal
My Litle Space

@ N
@ O
O Cantinho da Estrela
O Cantinho da TiBéu
O Cantinho dos Miudos
O Incrível Diário da Carochinha
Olha_por_Mim
O Muro das Lamentações
O Outro Lado
Opinião em Duplo
Oportunity
Os Bigodes do Gato
O Sino da Aldeia
O Sítio da Bola de Cristal

@ P
Paixões e Encantos
Paz Original
Penso, Logo Existo ...
Poesia de Augusto P. Gil

@ R
Reflexões de Um Louco
Rir até Cair
Rita Moranguita
Rosamar's Space

@ S
Salvo-Conduto
Sandrita Dinis
Saobanza
Seduções
(Sem Nome)
SigaCafe
Simbioses
Sisters&Friends
Sofia Sama
Sorriso Alegre
Só Tenho Coisas que me Ralem

@ T
Tintas e Pincéis
Tiraram-me o Gato
Tou Aqui 42
Túlipa Branca

@ U
Última Flor do Lácio
Uma Vida ...

@ V
Vaga Aberta
Vampira Encantada
Velhinho Prega Secas
Verde Água
Vila Forte
Virginiana
Vitor Valente

@ W
Women Blog

@tags

@ sexo(47)

@ trovoada seca(46)

@ portugal(45)

@ reiki(42)

@ divulgação(39)

@ albufeira(37)

@ política(33)

@ sociedade(32)

@ saúde(30)

@ amor(29)

@ homem(29)

@ mulher(29)

@ eu(26)

@ vida(26)

@ algarve(23)

@ actualidade(22)

@ blogs(22)

@ ensino(20)

@ políticos(20)

@ bloggers(19)

@ destaque(19)

@ divulgação de blogues(18)

@ divulgador(18)

@ índice de blogues(18)

@ registo de blogue(18)

@ top(18)

@ karuna(17)

@ nível 1(17)

@ formação(16)

@ curso de reiki(15)

@ justiça(15)

@ mestre(14)

@ beja(13)

@ bem-estar(13)

@ futebol(13)

@ meditação(13)

@ pensamento(13)

@ lisboa(12)

@ curso(11)

@ amigos(10)

@ blog(10)

@ iniciação(10)

@ japão(10)

@ universo(10)

@ 2008(9)

@ energia(9)

@ estradas(9)

@ governo(9)

@ terapeuta(9)

@ 2009(8)

@ aprendizagem(8)

@ conselhos úteis(8)

@ eleições(8)

@ trânsito(8)

@ advogados(7)

@ alentejo(7)

@ blogue(7)

@ faro(7)

@ fevereiro(7)

@ religião(7)

@ vídeo(7)

@ atletas(6)

@ brasil(6)

@ crianças(6)

@ desporto(6)

@ notícias(6)

@ noticias(6)

@ portimão(6)

@ porto(6)

@ professores(6)

@ psd(6)

@ sapo(6)

@ silves(6)

@ tibete(6)

@ (5)

@ actividades(5)

@ ajuda(5)

@ almansil(5)

@ apr(5)

@ assaltos(5)

@ benfica(5)

@ blogues(5)

@ boliqueime(5)

@ compaixão(5)

@ curso de karuna(5)

@ hospitais(5)

@ informação(5)

@ iniciação ao karuna(5)

@ josé sócrates(5)

@ madeira(5)

@ nível 2(5)

@ noticia(5)

@ obras na via(5)

@ odemira(5)

@ partilha(5)

@ pequim 2008(5)

@ prisões(5)

@ reiki em albufeira(5)

@ televisão(5)

@ alunos(4)

@ todas as tags

@Sites

@ Astronomia
Astronomia na Web
Mapa do Céu

@ Agricultura e Pescas
MADRP - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

@ Bebés
Guia do Bebé

@ Bebidas
APCV - Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja

@ Bicicletas
69ª Volta a Portugal em Bicicleta/EDP -2007
SuperCiclismo Online

@ Biografias
Biografias
“O Leme” - Biografias

@ Bombeiros e Protecção Civil
ANPC - Autoridade Nacional de Protecção Civil

@ Câmeras On-line
Porto do Funchal - Webcam

@ Casas Pré-Fabricadas
FabPrefab - Portal da construção pré-fabricada
IberMódulo - Aluguer de Módulos e Equipamentos, Lda.

@ Cinema
Citi - Cinema
Expresso - Cartaz de Cinema
PT Gate - Cinema
Público - Cartaz de Cinema

@ Comunicação Social
A Bola On-line
Agência Lusa
Agência Lusa - Brasil
BBC News
Correio da Manhã
Destak
Diário Digital
DN - Diário de Notícias
Islam em Linha - Revista Virtual
JN - Jornal de Notícias
Máxima - Revista Feminina
Portugal Diário
Público
Semanário Sol
Zero Hora - Diário Brasileiro

RTP - RádioTelevisão Portuguesa
SIC
TVI


@ Consumidores
DECO - Associação de Defesa do Consumidor
Portal dos Consumidores - Instituto do Consumidor

@ Crianças
IAC - Instituto de Apoio à Criança
POL - Psicopedagogia On-Line - Educação e Saúde Mental

@ Defesa dos Direitos dos Animais
ANIMAL - Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal

@ Design
AND - Associação Nacional de Designers
DPO - Dicionário Publicitário Online
Logo Design History - Logoorange (História de Símbolos e Logotipos)

@ Desporto Olímpico
Comité Olímpico de Portugal
Quadro de Medalhas
Jogos Olímpicos - Pequim 2008 (Site Oficial)

@ Diversos
Adiaspora.com
NetDisaster.com
Associação Cívica Vidas Alternativas

@ Ensino
ME - Ministério da Educação de Portugal

Universidade Bucks New University
UFC - Universidade Federal do Ceará

@ Estatísticas e Sondagens
INE - Instituto Nacional de Estatística
Marktest

@ Eventos
Agenda Lx

@ Federações, Confederações e Colectividades
CDP - Confederação do Desporto de Portugal
FPC - Federação Portuguesa de Columbofilia
FPDD - Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes

@ Heráldica
Home Page do Físico

@ Impostos
Direcção-Geral dos Impostos
Declarações Electrónicas

@ Instituições Internacionais
CE - Comissão Europeia
CPLP - Comunidade dos Países e Lígua Portuguesa
UE - União Europeia

@ Justiça
MJ - Ministério da Justiça de Portugal

@ Juventude
Portal da Juventude

@ Literatura
Projecto Vercial - Base de Dados sobre Literatura Portuguesa

@ Magia
Associação Portuguesa de Ilusionismo

@ Mapas
Mapa de Portugal

@ Matemática
Matemática Divertida

@ Meteorologia
Instituto de Meteorologia
MeteoPT - Fórum de Meteorologia

@ Municípios
Câmara Municipal de Belmonte
Câmara Municipal de Lisboa

@ Música
Cifras.Com.Br

@ Pintura
WebArt

@ Política

Portal da Presidência da República Federativa do Brasil

Portal da Presidência da República Portuguesa

Portal do Governo Brasileiro

Secretaria de Imprensa - Presidência da República Federativa do Brasil

BE - Bloco de Esquerda
CDS-PP - Partido Popular
CNE - Comissão Nacional de Eleições
PCP - Partido Comunista Português
PCTP-MRPP - Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses
PEV - Partido Ecologista "Os Verdes"
PNR - Partido Nacional Renovador
Portal do Governo
PPD-PSD - Partido Social Democrata
PS - Partido Socialista

@ Religião
Agência Ecclesia - Agência de Notícias da Igreja Católica em Portugal
Budismo! Do Brasil Internet
Clério’s Home Page - Clério José Borges de Sant’Anna
Ecclesia-Brasil
Islam em Linha
Orações
Padre Marcelo Rossi - Site Oficial
Paróquia de São Pedro
Portal da Família
Sociedade Internacional Gita do Brasil (Gita-Ashrama Brasil)
SDPF - Secretariado Diocesano Pastoral Familiar - Diocese de Coimbra
UCP – Universidade Católica Portuguesa

@ Saúde
AMI - Assistência Médica Internacional
APCC - Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo
APDP - Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
APFADA - Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer
Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva - Prof. Fernando Pádua
INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.
IPOPFG, EPE - Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Portal da Saúde - Ministério da Saúde

@ Segurança
GNR - Guarda Nacional Republicana
MAI - Ministério da Administração Interna
PJ - Polícia Judiciária
PSP - Polícia de Segurança Pública

@ Seguros
APS - Academia Portuguesa de Seguros
APS - Associação Portuguesa de Seguros
ISP - Instituto de Seguros de Portugal

@ Sindicatos
CGTP - Intersindical Nacional

@ Solidariedade
Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião
CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

@ Superfícies Comerciais
Modelo Continente SGPS, SA

@ Telefones
Páginas Amarelas
Páginas Brancas

@ Tradições
Folclore

@ Trânsito
EP - Estradas de Portugal, E.P.E.
Fastaccess - O Portal do Automobilista
SR - Segurança Rodoviária

@Concurso

@ Eleição de Miss Lightning...

@as minhas fotos

@arquivos

@ Janeiro 2014

@ Fevereiro 2012

@ Janeiro 2012

@ Dezembro 2011

@ Novembro 2011

@ Outubro 2011

@ Agosto 2011

@ Outubro 2010

@ Agosto 2010

@ Julho 2010

@ Junho 2010

@ Maio 2010

@ Abril 2010

@ Março 2010

@ Fevereiro 2010

@ Dezembro 2009

@ Outubro 2009

@ Setembro 2009

@ Agosto 2009

@ Julho 2009

@ Junho 2009

@ Maio 2009

@ Abril 2009

@ Março 2009

@ Fevereiro 2009

@ Janeiro 2009

@ Dezembro 2008

@ Novembro 2008

@ Outubro 2008

@ Setembro 2008

@ Agosto 2008

@ Julho 2008

@ Junho 2008

@ Janeiro 2008

@ Dezembro 2007

@ Novembro 2007

@ Outubro 2007

@ Setembro 2007

@ Agosto 2007

@ Julho 2007

@ Junho 2007

@ Maio 2007

@ Abril 2007

@ Março 2007

@Contador


@Janeiro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31
blogs SAPO

@subscrever feeds

@Blogosfera

Estou no Blog.com.pt

Classifique o nosso site
no mundoPT.com



link.blog-Teorias
PT Bloggers a directoria de blogs Portugueses
BlogBlogs.Com.Br
Votez pour mon site !
Search For Blogs, Submit Blogs, The Ultimate Blog Directory
Blog Flux Pinger - reliable ping service.





Personal Blogs - Blog Top Sites

Top Tuga

Sports Blogs
Create blog

BloGalaxia



blogaqui?


puBlog: textads portugueses